MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Governo destinará reforço de quase 6 mil homens para a segurança no Carnaval

O esquema de segurança nas prévias e nos dias de Carnaval na Paraíba utilizará o reforço de 4 mil homens da Polícia Militar, 900 da Polícia Civil, 820 homens do Corpo de Bombeiros e a intensificação da Operação Lei Seca. Isto foi que ficou definido em reunião da cúpula da segurança pública, na tarde desta terça-feira (10), na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). O encontro foi convocado pela governadora em exercício, Lígia Feliciano (PDT).
O planejamento apresentado prevê ainda o reforço do policiamento nas ruas, a utilização de câmaras de vídeo monitoramento interligados a dois micro-ônibus e do helicóptero Acauã para garantir mais segurança para os foliões.

Na oportunidade, Lígia Feliciano afirmou que as áreas de segurança e saúde receberão uma atenção especial nos próximos dias e as equipes estão preparadas para prevenir e reduzir o número de crimes durante o carnaval. "Temos um plano de segurança muito bem estruturado para termos um carnaval mais tranquilo e com a redução das ocorrências e acidentes", ressaltou.

A governadora em exercício destacou, ainda, que neste carnaval as polícias contarão com duas novidades para auxiliar na prevenção dos crimes, que são: as câmaras de vídeo monitoramento instaladas ao longo da Epitácio Pessoa e o suporte do helicóptero Acauã. "Todos estão prontos, motivados e com a ajuda de Deus e da população teremos um carnaval mais tranquilo. Essa deve ser a missão de cada folião, para prevenir brigas, acidentes e ir com paz no coração para brincar os festejos de momo", afirmou.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, enfatizou que este ano o Governo do Estado está reforçando o policiamento nos blocos e locais de concentração de pessoas com a utilização de mais 1 mil homens e instrumentos de inteligência para garantir mais segurança no Estado, no Litoral Sul e Norte e também em Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Patos, Sousa,Catolé, Monteiro e outros municípios que realizam os festejos. "As polícias estão integradas e preparadas para garantir um carnaval tranquilo no Bloco das Muriçocas e durante o carnaval em todo o Estado", adiantou.

O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que o foco do Governo do Estado é reforçar o policiamento, com mais logística e com bases móveis. Euller informou que as polícias estarão presentes com reforço em 70 municípios e cerca de 500 eventos para oferecer um carnaval mais seguro para os paraibanos. "Estamos presentes também com as câmaras e o helicóptero para o monitoramento aéreo em operações integradas como as que já estamos fazendo", observou.

POLÍCIA MILITAR
Responsável pelo policiamento ostensivo, a PM apresenta reforço em pontos distintos da festa em João Pessoa e no interior do Estado. As prévias carnavalescas da Capital estão contando com 4 mil homens, organizados em escala, de forma que 500 estejam em cada bloco, e em dias com maior concentração de foliões o número aumenta para 660 policiais.
Já no Litoral do Estado, 100 policiais reforçarão os dias de folia em Lucena, Baía da Traição e Jacumã. Na Região do Sertão, foram destinados 750 policiais; destes, 250 serão distribuídos nos dias de festa em várias cidades. Cajazeiras receberá um reforço de 110 homens, Catolé do Rocha terá 100 e Coremas contará com mais 40 PMS.

Campina Grande, que durante o período carnavalesco terá, além dos eventos religiosos, a apresentação de blocos carnavalescos, contará com um reforço de 100 policiais no efetivo. A mesma quantidade será destinada para cidades do Brejo paraibano. A PM utilizará também 200 viaturas, distribuídas entre carros, motos, van, ônibus e caminhões.

POLÍCIA CIVIL
Os gestores da PC no Estado designaram um reforço de 900 homens. Sendo que 120 serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. 660 policiais trabalham nas prévias da Capital. 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos, serão utilizadas nos dias de festa. Além disso, uma delegacia móvel é instalada em um ponto estratégico, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar e estarão abertas a 3ª DD na Epitácio Pessoa, 10ª DD em Manaíra e 12º DISP em Manaíra para recebimento das ocorrências.

A Polícia Científica (IPC) também apresentou esquema para o Carnaval do Estado. Foi destinado um efetivo de 80 pessoas. Os trabalhos ficarão concentrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

CORPO DE BOMBEIROS
820 bombeiros reforçarão os dias de folia no Estado. 650 ficarão concentrados nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. Durante as prévias carnavalescas da Capital, 480 homens foram designados para o trabalho. 30 viaturas serão utilizadas, sendo 16 para as prévias. Vale destacar que os bombeiros trabalharão com lanchas, auto resgate, moto-resgate entre outros equipamentos.

WSCOM Online