MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governador evita opinar sobre CPMF, mas quer maior financiamento da União

O governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou nesta sexta-feira (5) sobre o retorno do CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), conhecido como imposto do cheque, que deve ser um dos temas debatidos no encontre regional de governadores eleitos do Nordeste, que acontece na próxima terça-feira (5) na Paraíba.

O socialista não afirmou posição de defesa para o retorno do imposto, mas destacou que o Estado precisa de um maior financiamento da União para saúde. “Independentemente do nome que se dê, independente se vai criar ou não uma nova contribuição a saúde precisa de mais financiamento”, disse.

Ele lembrou que em 1988, ano da promulgação da Constituição Federal, a União entrava com o financiamento da saúde com 88% e esse percentual foi reduzido em 2012 a 48%. “Ou seja, o Estado e os municípios estão arcando com mais da metade desse financiamento. Essa conta não está mais fechando”, argumentou.

O governador explicou que o Estado não consegue arcar com todas as obras feitas em prol da saúde e precisa da verba do governo federal. “Eu tive a felicidade e a honra de abrir dez hospitais, três UPAs e mais de mil leitos hospitalares para atender melhor a população, eu não posso que todo esse processo seja sustentado com recursos exclusivamente próprios do povo da Paraíba, é precisa ter a contra partida já que estamos dentro de um Sistema único de Saúde, que é nacional e não estadual. É preciso que a União se expresse, que o Congresso Federal se expresse".

Portal Correio