MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Economia argentina vai se recuperar em 2015, projeta BC do país

O presidente do Banco Central argentino, Alejandro Vanoli, afirmou nesta sexta-feira (05) que a economia do país está “recuperando seu crescimento” e já “saiu da recessão”, durante evento promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os desafios da América Latina, em Santiago, capital chilena.

“A Argentina está recompondo suas reservas, passou pela queda do dólar e tem acesso ao crédito externo, que abrirá oportunidades de investimento muito grandes”, disse à imprensa. O FMI estima uma contração de 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) argentino em 2014.

Em outubro, a inflação do país esbarrou em 21,4% desde janeiro, mais que o dobro dos 10,4% previstos para todo o ano. Apesar dos números, Vanoli destacou que o nível de investimentos do país está “muito alto” se comparado à década de 1990. “Entendemos que há todas as condições para que a Argentina se recupere em 2015”.

O presidente do BC argentino afirmou ainda que a recente queda dos preços do petróleo vai beneficiar o país, uma vez que a Argentina é importadora de energia. Sobre as quedas nos valores das demais matérias-primas (commodities), Vanoli disse acreditar que os preços voltarão a subir em breve.

Dívida argentina
 
Quanto à batalha jurídica que impede o pagamento da dívida pública argentina a credores, Vanoli afirmou esperar que a situação possa ser resolvida ainda no próximo ano. “A Argentina está disposta a pagar 100% da dívida e está buscando os mecanismos de pagamento para fazê-lo”, disse.

No fim de junho, o depósito de US$ 1 bilhão feito pela Argentina a credores que recebiam o pagamento parcelado foi bloqueado pelo juiz norte-americano Thomas Griesa, que o considerou ilegal. Dessa forma, o país só poderá pagar essa parcela quando quitar a pendência com outros credores que ganharam na Justiça o direito de receber todo o valor da dívida.

G1