MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Recontagem dos votos muda dois deputados eleitos no Rio

Pouco mais de um mês após o primeiro turno da eleição que elegeu os 70 deputados que ocuparão uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a partir do dia 1° de janeiro, a composição da Casa mudou. Nesta quarta-feira (12), uma retotalização dos votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio mudou o resultado das eleições para deputado estadual. Geraldo Pudim (PR) e Sonia Sthoffel (PRB), que estavam como suplentes, entram nas vagas de Graça Pereira (PRTB) e Milton Rangel (PSD).

O procedimento foi realizado devido ao deferimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral ou pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, dos registros de diversos candidatos que haviam sido rejeitados inicialmente. Na recontagem, os votos desses candidatos foram incluídos, o que provocou a redistribuição das vagas entre os partidos ou coligações.

“Eu quero, antes de tudo, agradecer aos eleitores do meu estado e, principalmente, de Magé por terem depositado em mim o voto e a confiança. Na Alerj, assim como fiz durante toda a minha vida pública, continuarei trabalhando com afinco pelo povo mageense e pelos interesses do Rio de Janeiro”, afirmou Sonia Sthoffel. Graça Pereira obteve 16.876 votos, enquanto Sonia Sthoffel recebeu 15.577. Já Geraldo Pudim recebeu 25.881 votos, contra 28.957 de Milton Rangel.

Em função do sistema político do Brasil, é possível que um candidato seja eleito mesmo que tenha uma votação menor que um que não foi eleito, já que além da votação do candidato, a conta realizada para chegar aos eleitos leva em conta a votação recebida por cada partido ou coligação.

O primeiro passo é dividir o número de votos válidos pelo número de vagas disponíveis, chegando-se ao quociente eleitoral. O número de votos que o partido ou coligação recebeu é dividido pelo quociente eleitoral, chegando ao quociente partidário. Em função dessa contagem, qualquer mudança no número de votos válidos altera esse resultado.

G1