O ministro zimbabueano das Finanças, Tendai Biti, disse que o Zimbabué fez alguns progressos enquanto o novo governo se empenha nos seus primeiros 100 dias a corrigir um país devastado pela hiperinflacao e violência política e social.
O presidente Robert Mugabe e o seu rival político Morgan Tsvangirai formaram um governo de partilha do poder em Fevereiro e imediatamente começaram a tentar obter biliões de dólares necessários para reconstruir um país estropiado por anos de negligência e má gestão.
Biti, um advogado de profissão que é também secretário-geral do Movimento para a Mudança Democrática, passou o seu primeiro dia como ministro das Finanças a tentar descobrir como encontrar 28 milhões de dólares para pagar aos funcionários públicos. O governo tinha apenas dois milhões de dólares nos cofres.
Num esforço para rodear a diferença, o governo, sob uma determinação de Biti, abandonou o dólar zimbabueano em favor do dólar americano ou o rand sul-africano.
Os funcionários públicos recebem agora um salário de 100 dólares americanos por mês não sujeitos a impostos, mas isso vai mudar brevemente, disse o ministro.
Biti acrescentou que o Zimbabué necessita desesperadamente de ajuda do Ocidente para além de assistência humanitária. Os países ocidentais teem resistido em dar ajuda porque afirmam existirem ainda muitos problemas proeminentes com o governo de partilha do poder.
"O Ocidente tem sido pouco científico e pouco histórico, o que é preciso entender é de que se esta experiencia falhar, não temos alternativa ou opção mais baratas. Falo a uma só voz, a única coisa que a luta não me fez foi matar-me. Prisões? Eu posso escrever um guia sobre as prisões de Harare."
Biti afirmou estar esperançoso que a pouco e pouco haja sinais de que o Ocidente venha a abrandar e há sinais de que alguns no partido ZANU-PF de Mugabe estão a começar a abrir as portas a uma melhor governação.
Mas continua a haver problemas em alguns sectores. Agricultores disseram que a produção de milho será inferior a um quarto das necessidades do país.
Para ajudar a recomeçar a produção de alimentos por pequenos agricultores, Biti disse ter pedido aos Estados Unidos para remover as restrições a dois importantes bancos do Zimbabué, o Agri Bank e o Zim Bank.
Enquanto o governo tentar resolver uma serie de problemas com que o pais se confronta, há alguns sinais de progressos. Existe comida nas lojas e em muitas áreas rurais e o MDC tem agora capacidade de operar livremente.
Contudo, afirmou Biti há muitas expectativas das pessoas, particularmente daquelas cujas vidas e propriedades foram destruídas durante anos de conflitos políticos.