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quinta-feira, 2 de julho de 2015

Desemprego pode ser ponto de partida para o empreendedorismo


O ano de 2015 não começou com boas notícias para o mercado de trabalho e, a cada mês, temos acompanhado o aumento nas taxas de desemprego.  Segundo dados da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que perderam seus postos de trabalho aumentou para 6,7% e já é a maior para o mês de maio em cinco anos. São mais de 1.633.000 pessoas desempregadas em todo o país.

Mas longe da disputa por uma nova vaga, muitos daqueles de deixaram de ter a carteira assinada estão enxergando na demissão a oportunidade de seguir o sonho de abrir seu próprio negócio. Uma recente pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular mostra que 38,5 milhões de brasileiros querem abrir o próprio negócio. Atualmente, 28% dos brasileiros querem empreender. Em 2013, eram 23%. O estudo aponta que o espírito empreendedor dos brasileiros cresceu 22% em dois anos.

Trocar a busca de uma recolocação com carteira assinada pelo próprio empreendimento foi a escolha executivo de negócios internacionais Tiago Ravazzi. Ele conta que a empresa na qual trabalhava precisou reduzir custos e veio a demissão: “Depois de nove anos trabalhando em frigoríficos, com enfoque em vendas e exportação de carne, conheci muitas pessoas deste mercado e a experiência e rede de contatos me estimulou a aproveitar esta oportunidade para abrir meu negócio. Foi um momento de reflexão que me deixou em paz para seguir este caminho. O corte de custos do meu último empregador criou a oportunidade necessária para que eu me decidisse pelo meu próprio negócio. ”, conta.

Para André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, Tiago seguiu os passos corretos. Ele explica que, antes de abrir o próprio negócio o empreendedor deve se perguntar quanto ele conhece do segmento no qual deseja atuar. “Analisar suas habilidades e competências também é fundamental para que o empreendedor aprenda a depender de si próprio. Como somos empregados, a postura natural é esperar que alguém defina como se deve agir em determinadas situações, mas para quem é dono do próprio negócio precisa ter autonomia e controle emocional. Também é necessário considerar que ninguém faz negócios sozinhos, por isso é importante avaliar como e onde será formada a rede de contatos que permitirá que o negócio cresça”, afirma.

Para aqueles que tem planos de empreender, mas não estão certos com relação ao caminho a seguir, André Galassi compartilha cinco dicas fundamentais para iniciar seu negócio:

1. Escolha algo que ame fazer: Empreender requer disciplina, determinação, persistência e muitas horas de trabalho. Escolha algo que você ame para que o tempo investido em seu negócio seja fonte de energia e prazer, e o dinheiro virá como consequência de sua dedicação e empenho.

2. Divulgue-se nas redes sociais: Não importa qual a área de atuação no seu negócio, a comunicação é uma excelente aliada na hora de conquistar novos clientes. Conte com a ajuda e indicação de seus amigos e parentes para alcançar seu público alvo. Uma indicação endossada por alguém de confiança tem muito valor.

3. Monte uma página de relacionamento com os clientes
Seja em redes sociais, que oferecem páginas gratuitas, seja em um website tradicional, saiba unir o largo alcance da internet com criatividade para alavancar seu negócio.

4. Invista em conhecimento
Conhecimento é um bem imaterial de todo e qualquer negócio. Faça cursos, participe de congressos, assista palestras… Atualize-se!

5. Monte uma rede de parceiros de negócios
Para nove entre dez profissionais bem-sucedidos, a habilidade de fazer networking é uma das mais poderosas ferramentas para se alcançar o sucesso. Para o empresário inglês radicado no Brasil Dominic MacDermot, vivemos em um mundo onde o networking move as relações comerciais e pessoais. Foi pensando em promover negócios de forma gratuita e sem intermediários que ele e André criaram o Contaty.
Trata-se de uma plataforma on line de oportunidades e negócios que promove uma verdadeira revolução na arte de empreender porque conecta pessoas com interesses específicos em comum de forma dinâmica e eficiente. Nela, o usuário descreve o que tem para oferecer ou o que procura e a inteligência do sistema busca, em milésimos de segundos, em toda a sua base, unir as duas pontas de interesses: quem oferece algo, com quem busca a mesma coisa.

Tiago Ravazzi concorda que os contatos são a peça fundamental para que o sonho de um negócio se torne realidade. “O que me encorajou a abrir meu negócio foram meus contatos e o que está fazendo a empresa rodar são eles. Meus contatos são meu maior bem e estou sempre cultivando estas relações. Eu continuo, a cada dia, buscando novas parcerias comerciais e uso o Contaty para encontrar novos fornecedores, em áreas que não tenho conhecimento. É uma ferramenta fantástica, que me ajuda muito”, conta.

Poder ter a própria empresa e trabalhar com algo que nos motive, com horários flexíveis e boa remuneração não é um desejo novo. O filósofo Aristóteles, discípulo de Platão que viveu na Grécia antiga, chamava de Eudaimonia o ideal de atingir o potencial pleno de realização de cada um. Mas para que, de fato, empreender seja um desafio realizador, é preciso muito método e dedicação para transformar o sonho do próprio negócio em realidade.