MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Li Keqiang se reúne com presidente do Brasil


O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que está em visita ao Brasil, se reuniu na manhã desta terça-feira (19), horário local, com a presidente brasileira, Dilma Rousseff. Os dois líderes alcançaram consensos na cooperação na área de capacidade produtiva e compareceram à cerimônia para a assinatura dos acordos. 

No encontro, Li Keqiang afirmou que a China e o Brasil são as economias emergentes principais do mundo. O reforço de cooperação entre os ambos é muito importante para defender os interesses dos países em desenvolvimento e impulsionar a recuperação econômica mundial. Os dois países devem fortalecer a colaboração nos setores de ferrovia, mineração, energia elétrica e manufatura de equipamentos. O governo chinês apoia os investimentos das empresas no Brasil e encoraja os negócios de liquidação em moeda local entre as instituições financeiras. 

O premiê chinês sublinhou que a China quer cooperar com o Brasil para reforçar as coordenações estratégicas e promover a paz e prosperidades do mundo. 

Rousseff, por sua vez, declarou que a visita do premiê chinês é de grande importância para promover a parceria estratégica bilateral. O Brasil quer consolidar a amizade com a China e aprofundar a cooperação nas áreas de construção de infraestruturas, telecomunicação, agricultura, energias e tecnologia aeroespacial. 

Após o encontro, os dois líderes acompanharam a cerimônia de assinatura dos 35 acordos de cooperação em oito áreas que envolvem investimentos em 27 bilhões de dólares. Ambos também firmaram um Plano de Ação Conjunta 2015-2021 e um acordo para estudos da viabilidade do projeto de construção de uma ferrovia transcontinental, que ligará o oceano Atlântico ao Pacífico. 

No mesmo dia, Li Keqiang e Rousseff assistiram à cerimônia de lançamento da pedra fundamental do projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 

O premiê chinês também encontrou-se ontem com o presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. 

Tradução: Zhao Yan
Revisão: Denise Melo