MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Faturamento da indústria cresce 3,1%, mas emprego cai pelo 8º mês

O faturamento da indústria voltou a crescer em outubro. A alta, de 3,1% na comparação com setembro, é a quarta mensal consecutiva. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, no entanto, o resultado acumulado do ano ainda tem queda de 1,7%.
Outros indicadores da indústria mostram resultados negativos: o emprego no setor recuou 0,1% – no oitavo mês seguido de queda.

"Como reflexo da fraca atividade, a indústria manteve a trajetória de cortes nos postos de trabalho", diz a CNI em nota. De acordo com a entidade, o resultado deve levar a uma redução no número de trabalhadores na indústria este ano. Na comparação com outubro de 2013, o emprego teve queda de 2,8%.

Houve piora, também, no número de horas trabalhadas na produção, de 0,3% – mostrando que a indústria operou nesse mês abaixo do ritmo registrado em setembro.

O uso da capacidade instalada também ficou menor. A indústria operou no mês, em média, com 80,6% da capacidade em outubro – 0,5 ponto percentual abaixo de setembro. Com a retração, o indicador ficou 1,6 ponto abaixo do nível registrado em outubro de 2013.

Salários
 
Mesmo com o emprego em queda, os salários avançaram no mês passado. Na quinta alta mensal seguida, o rendimento médio real cresceu 0,7%. De acordo com a entidade, esse comportamento "tende a pressionar os custos com pessoal e, consequentemente, dificultar a recuperação do setor".

A massa salarial (total dos salários pagos), por sua vez, também cresceu 0,7% entre setembro e outubro. No acumulado do ano, o crescimento é ainda mais significativo, de 2,4% na comparação com o mesmo período de 2013.

G1