MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

sábado, 1 de novembro de 2014

Idosa de 75 anos faz Enem pela 5ª vez: 'idade não é motivo para não estudar'

01/11/2014 - 21:55
 
Minha idade não é motivo para não estudar”, afirma a aposentada Osmarina Duarte de Sousa, 75 anos, moradora da periferia de Teresina (PI), que pela quinta vez fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o sonho de cursar licenciatura em geografia na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Osmarina faz parte dos 15,5 mil idosos que se inscreveram no exame neste ano. O número de inscritos com 60 anos ou mais cresce anualmente e é 42% maior que o do ano passado.

 Osmarina disse que a vida de estudante começou muito tarde e que por isso não vai mais desistir dos livros, pois a idade não é problema para quem deseja conquistar um objetivo. “O pessoal se admira quando sabe que eu estudo, mas pra mim é normal porque todo mundo tem que estudar; seja idoso ou jovem. E se os jovens não estudarem, vou pegar a vaga deles na universidade”, declarou com bom humor a aposentada, que levou mais de 40 anos para concluir o ensino médio.

“Eu aprendi a ler e a escrever direitinho com uns trinta anos em um curso supletivo. Tomei gosto pelo estudo, lia e escrevia tudo o que via pela frente. Depois, eu terminei o ensino médio com uns 40 anos. Eu também fiz a Universidade Aberta a Terceira Idade, na própria Uespi, e agora faço questão de fazer o Enem e voltar para universidade”, comentou.

A escolha por geografia é a concretização de uma paixão: conhecer como funciona o cotidiano das cidades e seus moradores. “Eu sou apaixonada por geografia porque a gente conhece o movimento da população e os detalhes das cidades. Isso tudo me deixa fascinada. Eu quero fazer geografia para aprender mais sobre as cidades, não é nem para dar aula”, comentou a aposentada.

Enem 2014
Com relação aos estudos para o Enem 2014, Osmarina divide o horário de estudo entre os afazeres domésticos e as práticas religiosas. Além disso, ela está cursando pela quarta vez o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado. "O que eu tenho mais dificuldade é na redação. De construir todos os argumentos e escrever bonito, mas estou me esforçado. Não vou desistir".

 Sobre a rotina, ela também comentou que não abre mão de estudar todos os dias. “Eu passo a tarde na escola assistindo as aulas do ‘Mais Saber’. Depois vou pra casa, faço o que tenho que fazer e vou dormir. Eu durmo cedo, mas logo de manhãzinha eu acordo, escuto minha reza no rádio e vou estudar umas cinco horas da manhã. Eu gosto de estudar cedo porque é mais calmo e não sinto tanto calor”.

Osmarina é solteira, mora sozinha em um bairro da Zona Sudeste de Teresina, e já conheceu diversas cidades do Brasil durante as excursões da Igreja Católica, da qual é devota de Nossa Senhora da Conceição e Santo André. Na lista dos estados visitados pela aposentada estão Porto Alegre, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, onde morou por 16 anos.

Foram com essas viagens que surgiu a admiração pela geografia, pois a cada lugar conhecido ela queria saber como funcionava o cotidiano da cidade.  “Não vou desistir de cursar geografia. Enquanto tiver forças vou continuar estudando porque é melhor do que ficar em casa assistindo televisão. Se eu não passar dessa vez, próximo ano volto pra escola até o dia em que eu for estudar na universidade”, finalizou.

Fonte: G1