MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

sábado, 22 de novembro de 2014

Com emoção e vaias! Vasco sofre, só empata no Maracanã, mas volta a Serie A

Com emoção ou sem emoção? Para o vascaíno, a volta à elite do futebol brasileiro foi com muita emoção. Assim como aconteceu durante praticamente toda a campanha na Série B, o Vasco sofreu neste sábado, apenas empatou com o Icasa por 1 a 1, no Maracanã, mas garantiu o retorno à Primeira Divisão com uma rodada de antecedência. O atacante Kleber, com um gol de cabeça no primeiro tempo abriu o placar, mas Nilson igualou na segunda etapa, resultado que gerou vaias da maioria dos 56.334 torcedores (49.559 pagantes) que lotaram o estádio.

Com o empate, o Vasco ficou na terceira colocação com 63 pontos e não pode mais ser ultrapassado por ninguém. Já o Icasa está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense parou na 18ª posição com 40 pontos e não tem mais chances de escapar da degola.

No duelo deste sábado, bastava um empate para os cariocas subirem. Mesmo tendo mais finalizações e o domínio da posse durante quase toda as partida, os donos da casa tiveram dificuldades para balançarem as redes e tomaram sustos nos contragolpes.

Apesar do acesso para a Série A, o time carioca não conseguiu conquistar o título da competição, que está sendo disputado entre Joinville e Ponte Preta. Nunca foi tão difícil para um clube grande garantir a vaga desde que a Série B é disputada no formato de pontos corridos. Em 37 jogos, o Cruzmaltino obteve 16 vitórias, 15 empates e seis derrotas.

Na última rodada, no próximo sábado, o Vasco fecha o campeonato diante do Avaí, em Florianópolis, enquanto o Icasa vai receber o Boa Esporte, em Juazeiro do Norte.

O jogo

Empurrado pela torcida no Maracanã, o Vasco foi para cima do adversário e conseguiu exercer uma pressão impressionante nos primeiros 20 minutos. Foram diversas chances criadas, e o goleiro Busatto fez boas defesas em chutes de Luan, Diego Renan, Kleber e Maxi Rodríguez, além de oportunidades desperdiçadas por Thalles e Douglas.

O calor no Rio de Janeiro, no entanto, contribuiu para que a equipe diminuísse o ritmo depois desse início alucinante. Com isso, antes mesmo da parada técnica dada pela arbitragem o Icasa assustou. Primeiro, Júnior fez grande jogada e cruzou na área, mas Nílson não alcançou a bola. Depois, o goleiro Martín Silva salvou o time com grande defesa após finalização de Júnior.

Quando a torcida começava a ficar mais calada nas arquibancadas e preocupada com a situação, Kleber abriu o placar. Aos 34 minutos, após cobrança de falta de Douglas, o Gladiador cabeceou para as redes e quebrou um jejum de dois meses sem fazer gol.

No intervalo, o técnico Joel Santana precisou substituir o lateral direito Carlos César, machucado, por Lorran. Precisando da vitória para fugir do rebaixamento, o Icasa partiu para o tudo ou nada e conseguiu o empate. Logo aos 9 minutos, o atacante Nilson tabelou com Mauri e acertou o ângulo em um belo chute de fora da área: 1 a 1.

Pouco depois, Mauri quase virou o jogo, mas Diego Renan conseguiu tirar antes de a bola entrar. Percebendo o momento ruim do Vasco na partida, Joel Santana trocou Maxi Rodríguez por Lucas Crispim.

Apesar da tentativa de buscar a vitória, faltava critividade à equipe carioca. Em uma das poucas chances, Fabrício errou o alvo na hora da conclusão após receber passe de Crispim.

Em um misto de incentivo e cobranças, os torcedores cruzmaltinos se manifestavam no Maracanã. Thalles chegou a ser vaiado pela fraca atuação e o público pediu a entrada de Edmílson. Joel atendeu o pedido e fez a alteração, mas o panorama do confronto pouco mudou.

O Vasco não conseguiu a vitória, o Icasa quase marcou em uma cabeçada de Marcos Tiago nos acréscimos, e o empate desagradou a torcida. Apesar da volta a Série A ter sido garantida com o resultado, nada de festa. Logo após o apito final, houve muitas vaias, protestos e gritos de "time sem vergonha".

ESPN Brasil