MUDAMOS DE ENDEREÇO

O ANTIGO LAGOA DE DENTRO ON LINE AGORA É O DIÁRIO DE LAGOA DE DENTRO. CLICK AQUI E ACESSE

sábado, 9 de março de 2013

CAGEPA distribui água com ferrugem imprópria para o consumo em Lagoa de Dentro

Uma total falta de respeito com a população que reside em Lagoa de Dentro - PB e em mais outras cidades da região do brejo. A água distribuida pela companhia de água e esgoto da Paraíba CAGEPA, está com a cor escura e aparenta conter ferrugem. O que pode ser um atetando a saúde pública.

O problema vem sendo registrado através das radios da região onde consumidores ligam denunciando o problema e pedindo exclarecimentos a CAGEPA e a sua assessoria que não dão uma resposta ao povo.

Abaixo assista um video que mostra a péssima qualidade da água que chegam em nossas torneiras:



 Já existem pessoas no município de Lagoa de Dentro que estão com fortes dores de estômado e coseiras que podem estar sendo causadas pela água que além de estar com ferrugem também não recebe tratamento e estaria impropria para o consumo humano.

O problema já foi inforamado ao próprio governador Ricardo Coutinho através do twitter, porém, também não foi dado resposta. A Cagepa recebeu informações sobre o assunto através do Facebook, mas também não fez nenhuma declaração.

Saiba mais:

Ferrugem é o resultado de uma reação química complexa que envolve o ferro, água e oxigênio do ar. Este composto é um resultado de átomos de ferro (Fe), combinando com o oxigênio (O), e tem a fórmula química do Fe2O3. O nome formal é o óxido de ferro (III). A (III) em seu nome mostra que o átomo de ferro Esta molécula perdeu três elétrons aos átomos de oxigênio. Outros metais, tais como o alumínio, também combinam com o oxigênio, mas ferrugem é particularmente prejudicial para objetos como óxido férrico se agarram ao metal depois que ele faz, mas tende a descamar.

As partículas de ferrugem podem ser irritantes para os olhos, como qualquer poeira. Óxido férrico também pode causar uma dor de estômago, mas apenas se você o ingest em grandes quantidades. O principal perigo do óxido férrico é inalá-lo como um pó fino ou fumos. Inalação causa irritação do pulmão e tosse. Inalação a longo prazo faz com que uma condição conhecida como Siderose que o ferro foi depositado nos pulmões, embora essa condição é normalmente considerada benigna e não necessariamente conduzir a problemas físicos.


Leonaldo Ferreira da redação