A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A idéia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Em referência a essa data, o 09 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.
De acordo com o Presidente do NAE, Léo Vieira, no Nordeste, a Paraíba tem se destacado na realização de movimentos contra a corrupção. "Já fizemos um ato simbólico nas areias de Tambaú, onde foram fincadas 594 vassouras que chamaram atenção da população sobre a necessidade de varrer a corrupção do nosso Estado e do Brasil, também apoiamos as duas marchas promovidas pelo grupo NasRuas", enfatizou Léo Vieira.
A presidente da API, jornalista Marcela Sitônio, lembrou a necessidade de atos contínuos em defesa da cidadania e contra a corrupção. "No Dia Internacional de Combate à Corrupção é oportuno concentrar nossas forças, mobilizar a população que não aceita mais pagar impostos e ter seu dinheiro desviado dos cofres públicos pelos corruptos, ao invés de ser aplicado em benefício do povo".
Click PB
