O Exército do Paquistão anunciou neste sábado que retomou o controle da maior cidade do Vale do Swat, que estava nas mãos do Talebã.
O porta-voz militar, general Athar Abbas, disse à BBC que o centro de Mingora está sob o controle das forças do governo, embora ainda existam focos de resistência no subúrbio da cidade.
Os combates na região se intensificaram há uma semana, quando o Exército aumentou sua presença na cidade, caçando militantes do Talebã de casa em casa.
Os jornalistas estão proibidos de entrar na área, o que torna difícil a confirmação do anúncio do Exército.
Centenas de pessoas morreram e mais de 2 milhões fugiram do Vale do Swat desde o começo da ofensiva contra o Talebã, no dia 2 de maio, depois que um acordo de paz fracassou e os militantes passaram a ampliar sua área de influência no noroeste do Paquistão.
Recompensa
O Paquistão anunciou na sexta-feira que aumentou em mais de 10 vezes a recompensa pelo chefe do Talebã na região tribal do Vale do Swat, perto da fronteira afegã.
O governo do país prometeu pagar US$ 600 mil pelo clérigo Maulana Fazlullah, vivo ou morto.
Outros 21 líderes do grupo também estão com a cabeça a prêmio.
Foi prometida uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura do chefe do Talebã no Paquistão, Baitullah Mehsud.
O Exército paquistanês vem aumentando desde a semana passada a intensidade da operação contra o Talebã no país.
Na quarta-feira, pelo menos 24 pessoas morreram em um ataque a alvos militares na cidade de Lahore.
O Talebã assumiu a autoria do atentado, que disse ser uma represália contra as operações em Swat e prometeu novos ataques.