Gripe suína tem casos confirmados em quatro continentes
.
.
.
Mais dois países, Nova Zelândia e Israel, confirmaram casos de gripe suína nesta terça-feira, depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que o vírus da doença não pode mais ser contido e os governos agora devem se focar em medidas para amenizar seus efeitos.
.
Com estas confirmações, a gripe já foi registrada em quatro continentes. Na África, ainda não foram notificados casos da doença.
.
A doença foi detectada pela primeira vez no México em meados de abril, espalhando-se depois por Estados Unidos, Canadá, Espanha e Grã-Bretanha.
.
Até agora, a gripe só causou mortes no México. O governo do país confirmou 20 vítimas fatais, suspeita que outras 132 mortes possam ter sido causadas pelo vírus e monitora 1.614 pessoas que podem ter a gripe.
.
.
Brasil
.
O Brasil, ao lado de Guatemala, Peru, Austrália, Coreia do Sul e sete países da União Europeia monitora casos suspeitos.
.
No Brasil, o governo anunciou que 12 pessoas estão sendo monitoradas sob suspeita de terem o vírus. Todas elas tinham feito viagens a áreas afetadas pela gripe suína.
.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou para os perigos da automedicação, após relatos de que medicamentos contra a gripe estariam desaparecendo de várias farmácias.
O plano de contingência formulado para conter o possível avanço da gripe do frango, em 2006, está sendo aplicado agora. Voos internacionais estão sendo monitorados e casos suspeitos são levados diretamente a hospitais de referência, capazes de detectar a doença.
.
.
A gripe suína é uma variante do tradicional vírus H1N1, que atacava porcos e passou a atingir humanos.
.
Os sintomas são febre alta (superior a 39°C) e repentina, tosse, dores de cabeça intensas, dores musculares e nas articulaçãoes, irritação nos olhos e corisa.
.
.
Pandemia e vacina
.
"Com a disseminação do vírus... fechar fronteiras ou restringir viagens tem muito pouco efeito na contenção desse vírus", disse o diretor-geral-assistente da Organização Mundial de Saúde, Keiji Fukuda.
.
A organização anunciou que estava aumentando seu nível de alerta para 4 - dois níveis abaixo do referente a uma pandemia.
.
Segundo ele, o aumento no nível de alerta representa "um passo significativo em direção a uma pandemia de gripe", mas ele ressaltou "que uma pandemia não é considerada inevitável".
O nível de alerta grau 4 sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades.
.
Os primeiros lotes de vacina contra a gripe suína podem estar prontos em quatro ou seis meses, mas, de acordo com Fukuda, levará mais alguns meses para que ela seja produzida em grandes quantidades.
.
Especialistas em saúde afirmam que o vírus da gripe suína tem a mesma origem de vírus que causam surtos periódicos em humanos. Mas eles afirmam que a nova versão do vírus que foi detectada contém material genético de vírus que normalmente afetam porcos e pássaros.
.
.
FAO
.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), está enviando nesta terça uma equipe para investigar fazendas comerciais de criação de porcos no México que poderiam ser a fonte do surto de gripe suína.
.
.
Em quase todos os casos registrados de gripe suína fora do México, os infectados ficaram apenas levemente doentes e conseguiram se recuperar completamente.
.
Nos Estados Unidos, mais 20 casos foram confirmados no Estado de Nova York. Casos também foram registrados nos Estados de Ohio, Kansas, Texas e Califórnia. O total de casos confirmados no país já chega a 40.
.
No Canadá, seis casos foram registrados em pontos diferentes do país.
.
A gripe suína chegou oficialmente chegou à Europa na segunda-feira, quando testes confirmaram que um jovem na Espanha e duas pessoas na Escócia estavam infectados. Todos eles haviam visitado o México recentemente.
.
Os infectados na Europa, segundo as últimas informações, estariam se recuperando bem.
Também nesta segunda-feira, o Departamento de Estado dos EUA divulgou um comunicado onde recomenda que os cidadãos americanos evitem viagens "que não sejam essenciais" ao México.
.
O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha também pediu que os cidadãos do país evitem viajar para o México.
